A atividade é uma das mais importantes para o agronegócio brasileiro. Na indústria, é transformada em açúcar, álcool, água ardente e até mesmo fonte de energia elétrica.

Segundo levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, a safra 2019/2020 de cana-de-açúcar está estimada em 642,7 milhões de toneladas. 65% será distribuído para a produção de etanol e 35% à produção de açúcar.

Mesmo com a redução de 1,35% de área plantada, a boa produtividade dos canaviais garantirá os bons resultados esperados para a colheita. Goiás, é o segundo maior produtor do país, com um milhão de hectares de área cultivada e produção anual que ultrapassa a marca dos 70 milhões de toneladas.

Para acompanhar esse crescimento, é importante que os produtores estejam atentos a todos os processos de produção. O principal deles é o manejo e o preparo do solo, um mau planejamento nessa etapa pode comprometer o sucesso do canavial.

No cultivo e produção de cana-de-açúcar, o planejamento garante a previsão das atividades necessárias ao longo do processo produtivo; o escalonamento da produção; o dimensionamento de máquinas e colaboradores e o aumento da produtividade média anual.

O planejamento do cultivo e da produção de cana-de-açúcar para processamento industrial, para produção de açúcar, etanol ou bioenergia, deve estar em sintonia com as agroindústrias. Para isso, a área de cultivo deve:

- Obedecer a distância máxima da unidade processadora que viabilize o transporte;

- Possuir variedades compatíveis com a finalidade do processamento;

- Apresentar o mínimo de sazonalidade de produção possível;

- Possibilitar o escalonamento da colheita.

Tudo isso parte de um planejamento bem detalhado para análise da viabilidade da atividade.

Outro fator essencial para a produção de cana-de-açúcar em grande escala é saber o destino da comercialização da produção.

Entenda um pouco mais sobre o cenário brasileiro em relação à produção de cana-de açúcar, e as técnicas indispensáveis para garantir maior produtividade e rentabilidade na produção com o curso totalmente gratuito e a distância do SENAR Goiás!

>>> CLIQUE AQUI E MATRICULE-SE!