Sobreviver em um mercado altamente competitivo, tendo que agradar a um consumidor cada vez mais exigente, não tem sido fácil para o produtor rural. Nesse cenário, agregar valor ao que produz muitas vezes torna-se imprescindível para a sobrevivência do seu negócio. E o processo pode ser bem mais simples do que se imagina. Para os que desejam aprender o caminho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) ensina em um curso gratuito e a distância.

O curso Agregação de Valores aos Produtos Rurais é oferecido no portal de ensino a distância do Senar Goiás (http://ead.senargo.org.br) e está com as matrículas abertas. Em 20 horas-aula, que podem ser assistidas e casa, na fazenda, no escritório ou em qualquer local com acesso à internet, o curso aborda os principais aspectos que o participante deve levar em conta para tornar seu produto único e conquistar novos mercados.

Novos mercados e mais lucro

“A agregação de valor tem como objetivo gerar um diferencial no produto em relação ao dos demais”, observa a administradora de empresas Janaína Cardoso Cassel, tutora do curso. Segundo ela, atualmente, agregar valor aos produtos agropecuários é uma ação fundamental para alavancar o desenvolvimento econômico e social e aumentar a competitividade das empresas rurais. “Esse movimento no ambiente rural vem quebrando a barreira do comportamento tradicional do produtor e trazendo grandes resultados de rentabilidade e visibilidade”.

Janaína acrescenta que toda agregação de valor conduz a soma de mais qualidade ou utilidade a qualquer meio ou serviço. “Com isso, o produtor pode abrir novos mercados e estabelecer seu produto de forma mais sólida no comércio. Ao optar por esse caminho o ganho vem a partir da gestão e do planejamento dos negócios rurais, para a oferta de produtos diferenciados, seja pela qualidade, pelos benefícios à saúde e ao meio ambiente, pelo design ou modernidade. O consumidor estará disposto a pagar mais por esses produtos distintos e o produtor se verá competindo em um mercado totalmente diferente”.

O curso do EaD Senar Goiás está dividido em três módulos: Agregação de valor e perspectivas agrícolas no Brasil, Agregação de valor nas cadeias produtivas eAgregação de valor no agronegócio familiar. Nele, o participante receberá informações para entender melhor o mercado e comportamento do consumidor e, assim poder definir melhor os rumos do seu negócio. Também vai aprender a planejar suas ações, práticas de inovação e diversificação, e vai conhecer soluções criativas encontradas por produtores que alcançam sucesso nesse processo.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br/ , 0800-642-0212