Com a correria do dia a dia, é essencial aprender gestão do tempo. Afinal, nossa lista de metas e sonhos é grande, mas a de tarefas também!

Como o estudo a distância exige que você seja disciplinado, separamos dicas e hábitos que você deve criar para aproveitar ao máximo a experiência e se preparar para alcançar os seus objetivos. Também listamos algumas ferramentas e perfis em redes sociais dedicados ao assunto!

1. Organize-se!
Lembre-se de que não dá para "sair fazendo". Quer dizer, dá, mas o resultado não é bom. Por isso, veja o volume de estudos e tente dividir nos espaços livres na sua agenda. Além do planejamento do tempo, invista em cuidar do ambiente. Pode ser até que você vá estudar no ônibus. Mesmo assim, além do celular, tablet ou livro, vale a pena ter um bloquinho de anotações (até virtual!) para observações importantes, destaques do que você está aprendendo e dúvidas. Ah, falando em dúvidas, lembre-se de reservar um tempinho na sua agenda para saná-las. Se você for estudar na sua casa, cuide para que o ambiente esteja limpo e organizado. Vale até seguir as dicas da Marie Kondo (em alta no Netflix!) e deixar seu cantinho de estudo "no jeito"!

2. Priorize
Infelizmente, é praticamente impossível trabalhar-estudar-emagrecer-fazer.exercício-ficar.rico-ter.projeto.pessoal-casar-ter.filho-e.aprender.um.novo.idioma ao mesmo tempo. Se você consegue, e ainda arruma tempo para se divertir, conta pra gente?! Se você pretende melhorar a sua vida, a boa notícia é que depende de você e da sua dedicação para se capacitar. Escolha o que realmente move você e coloque no topo da lista!

3. Lembre-se que vale a pena!
Continuando o tópico anterior, uma boa dica é sempre recordar o motivo e objetivo daquela tarefa. Então, pensando nos estudos, uma boa tática é se imaginar no emprego que você quer estar e o que ele vai poder te proporcionar, seja materialmente ou pelo valor daquela experiência. Que tal colocar post-its no seu cantinho de estudo, ou até nomear o alarme do celular para espantar a preguiça e o cansaço?

4. Evite distrações
Quem pratica yoga é sempre incentivado a viver o momento presente. Por exemplo, se for para dormir, durma. Não fique jogando Candy Crush. Sentou para estudar? Estude! É melhor 20 minutos com total dedicação do que 1 hora vendo o whatsapp e abrindo geladeira!


Ferramentas e outras fontes sobre o assunto
Para ajudar você que decidiu ser mais produtivo, listamos aqui algumas ferramentas e perfis em redes sociais para você realmente mudar a sua rotina!
* Técnica Pomodoro - super conhecida quando o tema é gestão do tempo. Basicamente, você deve separar um tempo para estar focado e um breve tempo para descansar a mente. Saiba mais aqui e acesse aqui para usar o cronômetro especial.
Bloco de notas - dá para fazer listinha, adicionar lembretes. O Google Keep é um dos queridinhos do pessoal, mas você pode encontrar vários outros.
* No Youtube - existem vários perfis dedicados a este tema! Vale a pena assistir aos vídeos da Débora Aladim e da Dóris Baumer.
* Instagram - outro boa fonte! Um perfil com dicas bem visuais é o da Isa (@studyisaa).

EAD Senar Goiás


Com mais de 25 cursos, o EAD Senar Goiás oferece diversos cursos voltados para produtores rurais, estudantes e profissionais que atuam na cadeia do agronegócio goiano.

Recentemente foi lançado um curso voltado a educadores, para que eles aprendam práticas pedagógicas e colaborem no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis. Todos os cursos são online, gratuitos, de curta duração e oferecem certificado.

Veja quais cursos têm turmas em breve:

CULTIVO E PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR
Matricule-se aqui

AGRICULTURA DE PRECISÃO NA SEMEADURA
Matricule-se aqui

CRESCIMENTO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Matricule-se aqui

CULTIVO E PRODUÇÃO DE GRÃOS
Matricule-se aqui

CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES EDUCACIONAIS
Matricule-se aqui

Você pode falar conosco!
Envie sua opinião e sugestão de temas para este blog para o e-mail: ead@senargo.org.br.