Na contramão da economia nacional em crise, mesmo que a passos mais lentos o agronegócio é o único setor que ainda cresce no País, a ponto de estar prevista pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma safra recorde de mais de 211 milhões de toneladas de grãos em 2016. Enquanto todas os outros segmentos experimentam retração, a expectativa da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) é de que o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresça mais de 2% este ano.

O momento, entretanto, recomenda cautela, diante das incertezas que pairam sobre o setor produtivo, como vem alertando o presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), José Mário Schreiner. Mais do que nunca o mercado exige profissionalismo do produtor rural e para ajudá-lo a ter uma visão mais ampla dos negócios, o Senar Goiás oferece gratuitamente o curso online “O Agronegócio e o Crescimento Brasileiro”.

O curso está disponível no portal de ensino a distância http://ead.senargo.org.br/ e quem já fez recomenda, como o casal Rafaela Denardin e Gabriel Araújo, que vive em Posse, Leste goiano. Formado em Agronomia, Gabriel atua no comércio de produtos agrícolas e buscou expandir seus conhecimentos sobre o mercado no curso do Senar Go. Já Rafaela, formada em Administração de Empresas, é filha de produtores rurais e fez o curso para cuidar com mais segurança dos negócios da família.

“O curso é muito bom, vai do básico ao mais avançado, aprendi muito e ampliei meus conhecimentos” – assegura Gabriel. Rafaela concorda com o marido. “O curso ajuda de muitas formas, porque dá uma visão ampliada do setor para que a gente possa atuar no mercado com mais firmeza. Porque essa é a área do depende, o resultado do investimento está sempre sujeito a uma série de fatores, e conhecendo melhor o cenário você ganha coragem para empreender”.

Mais eficiência e melhores negócios

Em 20 horas-aula, o curso sobre “O Agronegócio e o Crescimento Brasileiro”, leva o participante a fazer uma análise do panorama econômico e das perspectivas para seu negócio. Ele aprende a avaliar os recursos de que dispõe “antes, dentro e depois da porteira”. Está organizado em seis módulos: Histórico e evolução do agronegócio brasileiro, Introdução ao cenário agropecuário nacional; Compreendendo a interferência dos recursos naturais no agronegócio; Desafios e perspectivas para o agronegócio brasileiro; O Agronegócio antes, dentro e depois da porteira; Agricultura Familiar: uma rede a favor do crescimento do agronegócio brasileiro.

Com uma linguagem simples e recursos criativos o curso é aberto a todos os interessados com mais de 15 anos de idade, não exige grau de escolaridade e atende as necessidades de um público variado. O advogado e pecuarista Bruno do Valle está implantando uma estação de monta em sua propriedade, onde cria gado nelore, e acredita que os novos conhecimentos vão dar mais impulso a seu empreendimento. Já Geocimar Freitas, responsável pelo setor de compras e controle de estoque em uma empresa produtora de soja, avalia que ganhou mais eficiência. “A gente aprende a administrar melhor os custos da produção, ter mais controle da propriedade. Me clareou muito”. Hi

Mais informações: http://ead.senargo.org.br/ , 0800-642-0212