Acreditamos que você já está antenado em sustentabilidade! Sim, ao contrário do que muita gente por aí pensa, agricultores e pecuaristas de todo o Brasil são defensores da natureza! Por exemplo, você sabia que uma pesquisa da Embrapa comprovou que 66,3% das terras brasileiras são voltadas à preservação ambiental? Aliás, assista esse vídeo da GloboNews sobre o tema, compartilhe e tenha dados como esse na ponta da língua!

No post de hoje, separamos algumas dicas práticas, fáceis de implementar e que vão fazer diferença não só para a natureza, mas para as contas da sua propriedade!

Do lixo ao húmus

Folhas, palhada, resíduos de alimentos e de frutos “passados” tornam-se um adubo de primeira, com ajuda de minhocas! Você pode usar este material na sua própria horta ou até vendê-lo e garantir uma renda extra!
A Embrapa possui conteúdo com dicas para você construir um minhocário na sua propriedade. São dois links, com folder e até ilustração para você aprender a montar: https://goo.gl/k6egx1 e https://goo.gl/AfvzJi.

Plantio de árvores

Não importa qual a cultura que você desenvolva na sua propriedade, é preciso seguir corretamente todas as regras do código florestal. Agora, se você é pecuarista (como boa parte dos fazendeiros de Goiás), já pensou em criar áreas de sombreamento para os animais? Se você pensa que só vai ter gasto, está muito enganado! Estudos indicam que o bem-estar gera ótimos resultados nos animais, como até 25% a mais de leite!
Deixamos aqui dois artigos excelentes para você que ficou interessado nisso: https://goo.gl/GrsJAk e https://goo.gl/qBX38c.

Energia limpa

Inúmeras propriedades rurais em todo o Brasil têm utilizado novas formas de geração de energia elétrica. Com variações entre custo, vida útil e volume de energia gerado, vale a pena conhecer mais e verificar qual dessas opções tem mais a ver com seu negócio:

Biodigestor - deixamos aqui como exemplo uma reportagem com um pecuarista de leite daqui de Goiás. Como o laticínio gasta energia, o sistema utiliza os resíduos das 200 vacas holandesas que ele possui para a geração de energia e ainda fornece um biofertilizante. Veja o vídeo aqui: https://goo.gl/39U1Gw.

Solar - até hoje muita gente pensa que é inviável o sistema, por achar caro. Mas com a ampliação do mercado e o desenvolvimento de placas que duram mais tempo, vale a pena observar esse sistema, que usa como fonte de energia somente a exposição solar. Veja aqui uma matéria que explica bem o sistema: https://goo.gl/uVRpSS.

Eólica - o Brasil é um dos países que possui melhores condições para a produção deste tipo de energia. Para pequenas propriedades, existem alguns modelos de sistema de irrigação movidos por este tipo de sistema. Ainda, existem agricultores lucrando com este tipo de produção a partir do vento. Confira vídeos e matérias: https://goo.gl/JYtY9J, https://goo.gl/rF24TM e https://goo.gl/YstJLE.


Terra, Planeta Água
Não poderíamos deixar de fora aquela que é tema da famosa música do cantor Guilherme Arantes e que dá nome a este tópico: a água! O uso racional vai fazer você cuidar do planeta e do seu bolso. Confira a reportagem do Globo Rural com 5 dicas de economia: https://goo.gl/CLsrnE.

Cursos EAD Senar Goiás

Ao realizar um curso do EAD Senar Goiás, você tem acesso gratuitamente ao material de ensino e também a uma biblioteca digital, com várias leituras de apoio. No curso que hoje indicamos, “Agropecuária Sustentável”, você pode tirar dúvidas com tutores super especializados e colegas que também querem desenvolver uma produção mais responsável.

Não perca tempo para fazer sua matrícula. O prazo de inscrição acaba no dia 20 de agosto, mas as vagas são limitadas!

Ah, e se você acha que este curso é a cara de algum amigo ou familiar, compartilhe este post com ele!


AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL
Garanta um bom futuro: prepare-se para a expansão sustentável da produção agropecuária. Amplie seus conhecimentos sobre sustentabilidade e como os sistemas sustentáveis de produção rural funcionam.

Matricule-se aqui