Contabilizando apenas os últimos 12 meses, o portal de ensino a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) atingiu a marca de 10 mil matrículas nos cursos disponibilizados. Um número considerado extraordinário, refletindo a aprovação do site e da qualidade do ensino. O portalhttp://ead.senargo.org.br/ oferece 24 cursos de capacitação, incluídos em quatro programas: Jovem Empresário Rural, Minha Empresa Rural, Agricultura de Precisão eGestão de Riscos. São programas para levar aos produtores e trabalhadores rurais conhecimentos que ajudam a melhorar a produtividade e o lucro, informações atualizadas sobre os avanços tecnológicos no campo e orientações sobre saúde e segurança.

Quem faz um curso, normalmente se matricula em outro logo em seguida. Esse foi o caso da zootecnista Letícia Mariano Barbosa. “Já fiz três cursos no site, porque são muito bons e bem práticos. O que a gente aprende nesses cursos a distância do Senar Goiás, dá para aplicar facilmente na propriedade rural”. Letícia conhece bem as questões do campo, pois além de atuar no setor agropecuário, cresceu acompanhando de perto acertos e desacertos na administração das terras da família, no município de Uruana, região central de Goiás. Ainda assim, sempre busca no EaD Senar Goiás novos conhecimentos que possam ajudar a melhorar a produção e os negócios.

A zootecnista já concluiu os cursos Administração Rural e Busca por Resultados,Crescimento do Agronegócio Brasileiro e Sistema de Informações e Análise Econômico-Financeira Rural.“Muitas vezes, o produtor fica um pouco perdido com as questões administrativas e os cursos que fiz facilitam o gerenciamento da propriedade, a gente aprende a controlar melhor as contas, sabendo o que está saindo, o que está entrando, observando onde é preciso investir, onde adotar novas tecnologias, etc”.

Cursos livres e gratuitos

Todos os cursos do site http://ead.senargo.org.br/ são gratuitos, a distância e livres. Embora não seja exigido nenhum grau de escolaridade, nesse primeiro ano, os alunos com formação superior foram maioria entre os que se matricularam e concluíram os cursos oferecidos, apresentando um índice de 40%. O administrador de empresas Sandro César Porto está incluído no grupo. Sandro, que agora é mobilizador e cuida do setor administrativo do Sindicato Rural São Miguel do Araguaia, conta que buscou o EaD Senar Goiás para atualizar seus conhecimentos quando gerenciava uma propriedade rural. Fez um primeiro curso, gostou e depois fez vários outros.

“Foi muito bom para ter um conhecimento mais amplo em diversas áreas do agronegócio. Além disso, o fato de ser a distância facilita bastante, porque o horário é a gente quem faz. E a metodologia de ensino é bem simples, tranquila. Essa inciativa do Senar Goiás é super importante para o homem do campo, quem tem interesse pode aprender muita coisa”.

A proposta do portal é contribuir para formação e profissionalização de quem vive no meio rural, o que acaba levando ao crescimento da agropecuária. Os temas dos cursos são definidos a partir das necessidades regionais. No programa Jovem Empresário Rural estão incluídos 2 cursos de capacitação direcionados para o jovem trabalhador do campo, estimulando o desenvolvimento de habilidades empresariais, políticas e sociais. O Minha Empresa Rural oferece 11 diferentes cursos que desenvolvem o empreendedorismo, ensinando como diversificar a produção, melhorar a produtividade e conquistar novos mercados.

No programa Agricultura de Precisão o participante pode optar entre 7 cursos que disponibilizam informações sobre as mais novas tecnologias existentes para uma gestão rural de alta produtividade com o uso de máquinas e implementos agrícolas. O programa Gestão de Riscos enfoca questões ligadas à qualidade de vida, incluindo conteúdos sobre prevenção de acidentes e doenças no campo.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br/ , 0800-642-0212