Mais de mil novas matrículas são feitas a cada mês no portal de ensino a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás). As vagas não chegam para quem quer. Mas, a partir deste mês, o site terá sua capacidade quadruplicada, podendo absorver até 4 mil matrículas mensais. O EaD Senar Goiás foi criado em 2014, para que os goianos que vivem no campo tenham mais facilidade de acesso à formação e à profissionalização. Para o superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o alto número de matrículas comprova o acerto da iniciativa. “Nós temos a convicção de que, com a educação a distância, estamos conseguindo ampliar ainda mais o leque de oportunidades de capacitação e formação do homem do campo e de todas as pessoas envolvidas no contexto do agronegócio”.

No portal http://ead.senargo.org.br estão disponíveis quatro programas com temáticas diversas, incluindo ao todo 25 cursos inteiramente gratuitos, não exigindo nenhum grau de escolaridade. Os temas, como explica o superintendente, são definidos a partir das necessidades detectadas entre os profissionais do campo. “Em primeiro lugar, nós fazemos uma pesquisa de percepção do nosso público, um levantamento de demandas e a partir daí usamos toda a capacidade de inovação e expertise da nossa área técnica para vencermos o desafio de lançarmos novos projetos como o Programa Agricultura de Precisão”.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, superintendente do Senar Goiás

Idealizado pelo Senar Goiás, o Programa Agricultura de Precisão teve tanta repercussão que acabou sendo adotado também pelo Senar Nacional. O programa atende a um público cada vez mais sedento de informações sobre as novas tecnologias usados no campo para aumentar a produtividade sem agredir o meio ambiente. Oferece sete cursos, abordando desde o bê-a-bá da AP até o funcionamento dos sistemas de orientação por satélite e o uso da tecnologia nas diferentes etapas da produção.

De olho no futuro
Goiás também saiu na frente, ao estimular o empreendedorismo rural com dois programas voltados para a gestão da propriedade. De olho no futuro, a administração regional do Senar criou o Programa Jovem Empresário Rural, com dois cursos que estimulam o desenvolvimento de habilidades empresariais, políticas e sociais. “Temos nos preocupado muito com a sucessão familiar”, afirma Antônio Carlos. E estamos nos aproximando mais e mais dessa turma jovem, buscando fortalecer sua inserção nas propriedades, trabalhando constantemente os pilares do empreendedorismo e da formação de novas lideranças”.

Outro programa voltado para a gestão é o Minha Empresa Rural, com 12 cursos que ensinam ao produtor como conquistar novos mercados, diversificar a produção e ganhar produtividade. Já o Programa Gestão de Riscos, oferece quatro cursos abordando questões relacionadas à melhor qualidade de vida no campo, como prevenção de acidentes e de doenças laborais. E o superintendente adianta que novos projetos estão a caminho para atender à uma população rural cada vez mais conectada, como comprovam os dados da recente pesquisa sobre os hábitos do produtor rural, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). O estudo mostrou que o campo adotou a tecnologia tanto na produção como na busca de informações.

“Os dados da pesquisa evidenciam o que nós já havíamos constatado, orientando nosso trabalho nesse sentido. Nós temos hoje um homem do campo mais conectado, com mais acesso às informações, e também um jovem empresário rural mais presente dentro das propriedades. E estamos nos preparando para lançar novos projetos que absorvam todas as demandas. Com a ampliação da capacidade de matrículas no EaD Senar Goiás enxergamos a oportunidade de consolidarmos ainda mais nossas ações, fortalecendo a plataforma para atender com toda eficiência às necessidades do nosso público”.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br, 0800-642-0212

Palavras-chave: novas vagas, alunos, Goiás, agronegócio, curso, online, EAD, educação a distância, Agricultura de Precisão.