“Agro é tech, agro é pop, agro é tudo” e, em meio a crise, escora a economia do país. Mas, cada vez mais, o setor agropecuário exige de quem nele atua conhecimento do mercado, inovação, proatividade, qualidades de um bom empreendedor que podem ser desenvolvidas em apenas 20 horas de aulas online, disponibilizadas gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) em seu portal de ensino a distância.

Criado com foco nos jovens goianos que se dedicam a atividades no campo, o curso Apreendendo e Empreendendo: na Vida e no Negócio Rural, oferece a eles a oportunidade para que desenvolvam um perfil empreendedor capaz de encarar os desafios do agronegócio.

Proprietário de um sítio, onde cria gado de leite e produz cachaça, o engenheiro mecânico Leandro de Carvalho, de Montes Claros de Goiás, buscou no curso conhecimentos de que sentia falta para incrementar seu negócio.

“Bacana o curso. Aprendi muita coisa que eu nem sabia que existia no mercado. É interessante até para a formação de preços. Eu não sabia, por exemplo, como encontrar os preços das commodities do açúcar e queria entender como funciona esse processo. Aprendi até a pesquisar, buscar fontes. Depois do curso, você começa a pesquisar melhor o mercado, os modos de produção, aprende a agregar valor a seu produto, estudar a melhor época para se produzir e observar a concorrência”.

Leandro destaca ainda a vantagem do curso ser online. “É uma praticidade. Você pode fazer o curso em qualquer horário disponível. Por exemplo, na hora do almoço, ou mesmo se você acordou de madrugada, enfim, em qualquer hora do dia você pode acessar as aulas”.

Comportamento empreendedor

O curso Apreendendo e Empreendendo: na Vida e no Negócio Rural está disponível no portal, com aulas dinâmicas e uma linguagem simples, reunindo conteúdos que dão suporte ao profissional do agronegócio que opta por desenvolver um comportamento realmente empreendedor no seu negócio.

Está dividido em dois módulos: O empreendedorismo ao longo da vida e Os comportamentos empreendedores e o perfil do líder no negócio rural.

Após concluir o curso, Luiz Rafael Anastácio, de Cristalina, mudou completamente sua atuação na empresa de produção de sementes onde trabalha. “Não conhecia muita coisa, principalmente nas áreas de organização, controle, verificação de custos. Depois do curso, assumi uma nova gestão na empresa e estou aplicando bastante o que aprendi. Antes, não fazíamos planejamento e tudo ficava meio desorganizado. Quando a gente precisava de uma informação, perdia tempo buscando. Agora está tudo nas planilhas e ao fim de cada semana é só olhar ali pra saber o que foi feito, o que deu certo, o que deve ser mudado, etc. Com isso os resultados logo aparecem”.

banner convite para conhecer os outros cursos do portal EaD