A tecnologia impactou significativamente em diversas mudanças no agronegócio, principalmente nas formas de mensurar e analisar as finanças na propriedade rural.

O agricultor pode perceber na tecnologia uma aliada para aumentar a produtividade, as vendas, o lucro e para solidificar ainda mais a propriedade rural. Surgiu também uma necessidade de assumir maior controle sobre a gestão do negócio. Essa demanda passou a ser atendida por meio de softwares de análises e medidas de gerenciamento e organização.

No mercado empresarial, o que ocorre é o reinvestimento do lucro no próprio negócio, afim de aprimorar ainda mais a produção e vendas. Normalmente no agronegócio, principalmente familiar, não há um sistema de gerência fará uma mensuração do que pode ser gasto fora do negócio e o que será investido internamente.

Mas de que forma é possível fazer esse aprimoramento?

O primeiro passo é o conhecimento. A tecnologia entra mais uma vez como a principal aliada, oferecendo cursos gratuitos e online que dão acesso às formas de como gerir adequadamente as finanças no agronegócio.

Uma das oportunidades encontradas no mercado é oferecida pelo EaD Senar Goiás. O curso Sistema de Informações e Análise Econômico-financeira Rural ensina de forma gratuita as formas de aplicar uma gerência segura, sólida e clara sobre as finanças da sua propriedade. É possível fazer a matricula aqui.

As vantagens para quem realiza uma gestão financeira eficaz giram em torno de:

• Maior credibilidade com bancos do setor, que são fontes de financiamento;

• Agilidade e redução dos custos;

• Aumento da precisão e controle sobre os resultados da produção.

O segredo para se destacar competitivamente no mercado é enxergar a tecnologia como aliada e aproveitar todas as suas vantagens para melhorar ainda mais a gestão, a produção, o lucro e o crescimento do agronegócio.