Você está começando a empreender ou gostaria de expandir o seu negócio no campo e não sabe por onde começar? Boas ideias podem se tornar desafios na hora de colocá-las em prática. Por isso, vamos conhecer uma ferramenta de grande valor na gestão: o Plano de Negócios.

Antes de começar, é importante saber que há diferenças entre a gestão de negócios rurais e urbanos. E fazer um curso que compreenda a especificidade do campo é fundamental.

Aprenda a elaborar um plano de negócios e saiba mais sobre gestão de negócios rurais com o curso Negócio Certo Rural

Ferramentas na gestão de negócios rurais

Com boas ideias, você poderá implantar novas atividades produtivas ou melhorar as que já existem. O plano de negócios vai auxiliar no processo de validação e aplicação dessas ideias por meio de etapas, como o diagnóstico da propriedade, a viabilidade e a organização da empresa.

Essa ferramenta tem como objetivo verificar as características, as condições e as necessidades para a melhoria, ampliação ou realização de um novo negócio, sendo extremamente útil na gestão de negócios rurais para a tomada de decisões com segurança.

Para um bom planejamento, é preciso começar fazendo o diagnóstico da propriedade rural. Com ele, você e sua família conhecerão melhor o potencial da propriedade e das atividades atuais, facilitando a identificação e qualificação das suas ideias de negócio.

Conheça os 7 passos para identificar ideias de negócios rurais

Como colocar ideias de negócios em prática

Com as informações organizadas, você deve descrever o seu negócio observando itens como os requisitos legais, o processo de produção, os insumos e a mão-de-obra necessária, entre outros quesitos que te ajudarão a verificar a viabilidade.

Você precisará compreender os indicadores e os resultados econômicos para a análise da viabilidade de seu negócio. Além disso, é importante conhecer as tendências e o funcionamento do mercado, e compreender a importância das redes associativas.

Informações de qualidade são a base de qualquer bom negócio e as ferramentas de registro e controle são ótimas aliadas na gestão de negócios rurais. Saiba como realizar o diagnóstico da sua propriedade, aplicar melhorias na gestão rural e planejar novas oportunidades de negócio com o Senar Goiás.

Transforme a sua produção rural em um negócio de sucesso. Matricule-se no curso gratuito e online de Gestão de Negócios Rurais, do Senar Goiás