A Segurança no Trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que objetivam a proteção do trabalhador, buscando eliminar ou reduzir riscos na organização. Garantir um local de trabalho seguro, que preserva a integridade física e mental do colaborador durante as atividades, é de interesse da sociedade, do governo, das empresas e dos empregados.

Um dos fatores que incentiva a promoção de qualidade de vida por parte das organizações é o aumento da produtividade e redução de custos, pois o lucro do empregador diminui ou aumenta de acordo com a dedicação do trabalhador. Com essa visão, a Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho se tornou uma estratégia competitiva no negócio, seja industrial, comercial ou agrícola.

Para entendermos um pouco melhor, define-se Acidente de Trabalho o que ocorre durante o exercício do trabalho a serviço da empresa que provoque perda ou redução da capacidade para o trabalho, seja ela causada por lesão física ou perturbação funcional.

Normas Regulamentadoras

As NRs são orientações que regulamentam sobre os procedimentos de segurança obrigatórios em todas as empresas regidas pela CLT. Cada norma trata de um assunto específico, porém todas elas abordam as obrigações que os empregados e empregadores devem aderir, sendo uso de proteções coletivas e individuais, segurança para trabalho agrícola, entre outros.

É importante fiscalizar de perto a segurança dos equipamentos e do ambiente de trabalho em si e entender a importância de prevenir acidentes, promover bem-estar aos trabalhadores e atualizar-se frequentemente.

Se você se interessou pelo assunto e busca implantar um ambiente seguro, cheio de saúde e qualidade de vida no agronegócio, esse é o momento certo! Inteiramente gratuitos e a distância, os cursos do Programa Gestão de Risco do EAD Senar Goiás são atualizados de acordo com a Norma Regulamentadora e voltados para a segurança e saúde de diversas áreas da produção agrícola. Matricule-se e saiba mais aqui!