Novo curso gratuito do Senar Goiás ensina como exercer as duas funções

“É fundamental que o espírito de liderança seja desenvolvido no meio rural” – Graciele Oliveira

Na propriedade rural é comum o produtor acumular as funções de administrador e líder, muitas vezes sem estar preparado para isso. Porém, como explica a tutora dos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) Janaína Cardoso Cassel, essas são duas funções com características diferentes. ”O líder opera sobre os recursos emocionais da organização e o gestor sobre os recursos físicos”.

Um líder pode ser um bom gestor, no entanto nem todo gestor é um líder nato, embora possa desenvolver as características necessárias para inspirar e comandar com sucesso sua equipe de trabalhadores. Um novo curso do portal de ensino a distância do Senar Goiás capacita o empresário rural para desempenhar da melhor forma ambas as funções: Direção, Liderança e Motivação na Empresa Rural.

Incluído no programa Minha Empresa Rural, o curso, a distância e gratuito, está com as matrículas abertas no portal http://ead.senargo.org.br/ . Ele é acessível a todos os interessados com idade a partir de 18 anos, e especialmente voltado para a população goiana do meio rural. Com uma carga horária de 20 horas-aula, está dividido em quatro módulos: Liderança e desenvolvimento de equipes, Motivação de equipe, Liderança e motivação no negócio rural e Direção.

Técnicas de liderança e direção estratégica

“A proposta do curso tem muito a ver com o que faço” – Helder de Pádua

Ao longo do curso, o participante vai aprender técnicas de atuação junto a colaboradores, membros da família, parceiros de negócios e à comunidade, o que Janaína considera fundamental para o sucesso nos negócios. “Os principais desafios para a direção da empresa rural ficam em torno do caminho de desenvolvimento da liderança e da tomada de decisões. É evidente a necessidade do gestor coordenar as atividades e promover um ambiente equilibrado e próspero entre os colaboradores”.

Além dos conteúdos sobre liderança, o curso aborda também questões estratégicas e operacionais na direção da empresa rural. “Um administrador rural deve ter metas e objetivos bem definidos, deve saber em que ponto a empresa está e o que deseja alcançar – observa Janaína. Ele também precisa estar atento aos indicadores econômicos e financeiros da sua empresa e conhecer bem o desempenho desses índices para manter a competitividade”.

A atualidade e relevância dos conteúdos está atraindo o interesse de um público diversificado dentro do meio rural. Helder José de Pádua, produtor no município de Nerópolis, matemático, pós-graduado em Marketing, já se matriculou. “A proposta desse curso tem muito a ver com o que faço na minha propriedade e os conteúdos vão completar minha formação como Técnico em Agronegócio, que estou concluindo agora pelo Senar Nacional”.

Graciele Araújo de Oliveira, zootecnista em Jussara, também já garantiu sua vaga. “A gente não encontra muitos cursos online sobre esse tema tão importante. Vejo poucas pessoas com espírito de liderança e é fundamental que ele seja desenvolvido no meio rural. Além do mais, existe grande confusão sobre o papel de um líder e acho que o curso vai me ajudar a compreender isso melhor. Por fim, os cursos do Senar Goiás são todos bem interessantes, tanto pelo conteúdo como pela praticidade da gente poder fazê-los sem sair de casa.“

Mais informações: http://ead.senargo.org.br/ , 0800-642-0212