A agricultura é uma das principais atividades econômicas do Brasil, fazendo do país o terceiro maior exportador do mundo no setor agrícola. Em função disso, há décadas o governo federal adota uma série de medidas para garantir a produção, desde o plantio até a comercialização da safra.

O conjunto dessas políticas agrícolas busca fazer com que as atividades do campo sejam realizadas nas melhores condições possíveis. Assim, são fundamentais para que seja mantido o emprego, a educação rural, as melhorias nas técnicas de produção e nas propriedades, compra de equipamentos, bem como o armazenamento, escoamento e venda da produção, entre outros pontos.

Mas, você já conhece essas políticas e o impacto que elas têm na atividade rural? Se a resposta é não, o EAD SENAR Goiás pode ajudar, através do curso Influência das Políticas Governamentais no Agronegócio, que está com matrículas abertas.

Matricule-se aqui

Informações para uma agricultura segura e forte

O curso tem duração de 20 horas, é gratuito, realizado totalmente online e dá direito a certificado após a conclusão. Qualquer morador de Goiás pode participar, especialmente proprietários ou arrendatário de terras, seus parceiros e familiares, trabalhadores e prestadores de serviço para o meio rural, além de pessoas que mantenham atividades econômicas no setor.

Os conteúdos são focados em conscientizar os alunos sobre a importância das políticas governamentais no agronegócio, apresentando as principais medidas e sua interferência na agricultura familiar.

Conteúdos que ajudam a proteger a produção

Ao longo de 5 módulos, o curso vai mostrar as políticas de maior impacto na agricultura brasileira, muitas das quais envolvem recursos e financiamentos disponibilizados pelo governo para a produção agrícola. Confira:

Módulo 1 – Política Agrícola e desenvolvimento econômico

Aula 1: Conjuntura do agronegócio

Aula 2: Aspectos atuais da Política Agrícola

Modulo 2 – Comercialização, abastecimento e Crédito Rural

Aula 1: Crédito Rural

Aula 2: Política de preços mínimos

Módulo 3 – Instrumentos legais

Aula 1: Lei Agrícola

Aula 2: Plano Safra

Aula 3: Seguro Rural

Aula 4: Proagro

Módulo 4 – Políticas públicas e agricultura familiar

Aula 1: Agricultura familiar e Pronaf

Aula 2: Novas estratégias governamentais

Aproveite esta oportunidade de conhecer os mecanismos criados pelo governo do Brasil para proteger a agricultura de perdas e promover o crescimento no setor rural.

Matricule-se aqui