Com reduções significativas de área plantada, a lavoura do milho tem uma expectativa de safra menor do que em anos anteriores. Mesmo assim, Goiás se mostra como um dos principais produtores do grão no país e, com aumento da expectativa de produção na 2ª safra, ajudou a levantar a perspectiva total da safra.

De acordo com recente levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a safra brasileira de milho deve atingir 86,1 milhões de toneladas. A primeira safra corresponde a 26,5 milhões de toneladas, enquanto a segunda deve alcançar 59,7 milhões de toneladas.

A expectativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é semelhante: 25,12 milhões de toneladas na primeira safra, e 62,16 milhões de toneladas do grão na segunda.

Área menor x tecnologia crescente

Sim, realmente o milho cedeu muito espaço a outras culturas, especialmente à soja. Para se ter uma ideia, a área dedicada à primeira safra é a menor desde 1976/77. Já a área de plantio da segunda safra veio aumentando nos últimos anos, mas encolheu quase 6%.

Já a produtividade, essa sim, é de brilhar os olhos. Claro que o agricultor depende de condições que ele não controla, como o clima - que neste ano não tem sido tão legal quanto em anos anteriores. Mas tecnologia é o que veio para ficar e que tem transformado os resultados do campo.

Basta comparar:
1ª safra de milho
2004/05 = cerca de 3.000 kg/hectare
2017/18 = cerca de 5.000 kg/hectare

2ª safra de milho
2004/05 = cerca de 2.500 kg/hectare
2017/18 = cerca de 5.500 kg/hectare
(fonte: Conab)

Cursos EAD Senar Goiás

É observando dados e o histórico das nossas lavouras que podemos nos planejar melhor para as próximas. E claro, com mais conhecimento, você vai poder implementar o uso de novas tecnologias na fazenda em que atua e buscar aumentar a produtividade a cada safra.

Conheça os cursos do Programa Agricultura de Precisão do EAD Senar Goiás. São 7 cursos, todos online e 100% gratuitos.

Como sugestão - e que têm tudo a ver com a safra de grãos - apresentamos estes dois cursos. Atenção: as vagas são limitadas! Acesse e faça sua matrícula:

AGRICULTURA DE PRECISÃO NA COLHEITA DE GRÃOS

AGRICULTURA DE PRECISÃO EM DIFERENTES CULTURAS