A tecnologia vem revolucionando o cotidiano de pessoas, empresas e também da agricultura. Graças à adoção de processos e técnicas mais modernas, o agronegócio brasileiro pode ver sua produção anual de grãos passar dos atuais 230 milhões de toneladas para até 350 milhões de toneladas na safra 2027/2028.

Por isso, não é exagero afirmar que a produtividade no campo depende do uso das novas tecnologias. Afinal, as safras recordes registradas nos últimos anos foram fruto de inovações desenvolvidas dentro de institutos de pesquisa.

Os grãos também são exemplo desse cenário, com um aumento de 250% na produção nas duas últimas décadas. No mesmo período, a expansão na área plantada foi de apenas 50%, ou seja, com novos processos e informações é possível fazer a mesma área dar mais resultados para o produtor e para o país.

Saiba mais sobre produtividade nos cursos do Programa Produção Vegetal, do EAD Senar Goiás.

Clique aqui e matricule-se

Quais as tecnologias devo usar e para quê?

Os avanços tecnológicos podem ajudar diversas áreas e fases da produção agrícola. O uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), inteligência artificial (IA), agricultura de precisão e automação são alguns exemplos que transformam a dinâmica da lavoura.

Além disso, serviços de imagem de satélites, sensores terrestres e sistemas de informações geográficas também podem auxiliar. Elas apoiam a previsão de situações no clima, no solo e outros fatores ambientais que interferem na produção, estimulando a criação das condições ideais para o cultivo.

Todas essas novidades podem ser aplicadas desde o planejamento da produção, passando pelo manejo, colheita, acesso a novos mercados, comercialização e transporte dos mais diversos cultivares.

Gestão inovadora impulsiona o agronegócio

Muitos instrumentos tecnológicos que geram melhorias no agronegócio estão disponíveis na palma da mão. Aplicativos para tablets e smartphones ajudam a tomar a decisão certa na produção, dando suporte para compreender as condições meteorológicas e realizar a manutenção preventiva do solo, da água e do ar.

Do mesmo modo, apoiam a identificação e redução na ocorrência de pragas, no desperdício de água com a irrigação e nas perdas com a pós-colheita. Assim, além de permitirem que a propriedade esteja cada vez mais preparada para todas as fases do processo agrícola, a inovação dá suporte para a gestão financeira e administrativa do agronegócio.

A tecnologia é considerada um caminho sem volta para a agricultura e tem o potencial de gerar renda, facilitar o trabalho e proteger o meio ambiente. Resta aprender a lidar com a modernização e colher os bons frutos que ela pode gerar.

Os três cursos do Programa Produção Vegetal - Cultivo e Produção de Grãos, Cultivo e Produção de Cana-de-Açúcar e Pós-Produção de Grãos ensinam técnicas e ferramentas para ampliar sua produtividade. Clique aqui e matricule-se