O Brasil registrou, em 2015, cerca de 600 mil acidentes de trabalho. Dados da Previdência Social apontam que os setores que mais registram acidentes e doenças relacionadas ao exercício do trabalho são da indústria e de serviços. Mesmo o agronegócio não figurando entre os setores com maior índice de acidentes, há riscos à saúde do trabalhador também no campo.

O impacto de um acidente pode ser grande: há o efeito na saúde e na qualidade de vida da vítima, na organização familiar e da equipe de trabalho, bem como o impacto financeiro para o empregador e para o Estado, decorrente dos afastamentos e penalizações.

Cabe ao empregador prevenir todos os riscos e oferecer condições seguras à execução das atividades no campo, mas é importante também que o trabalhador utilize todos os equipamentos de segurança e respeite as normas.

Tirando todas as dúvidas

Cada área da agropecuária possui máquinas, equipamentos e prevenções de acidentes específicos. Pode ser que você tenha dúvidas sobre a Legislação vigente ou sobre os procedimentos necessários para evitar acidentes.

Por isso, o SENAR Goiás disponibiliza para todos os moradores do Estado com idade a partir de 15 anos o curso Prevenção de Acidentes com Máquinas e Implementos Agrícolas. A capacitação é aberta a todos, mas se destina principalmente a proprietários e gestores rurais, trabalhadores rurais e suas famílias, prestadores de serviço para o meio rural e pessoas cujas atividades mantêm vínculo com o setor rural e que estejam de alguma forma expostas a riscos.

Convite do nosso tutor

“Em constante contato com a natureza, trabalhar no campo pode ser harmonioso e gratificante! Mas nem sempre temos esta harmonia. Como em outros setores, os riscos de acidentes são realidade também nesta área. Venha descobrir como manter harmonia e segurança no trabalho rural”.
Tutor Ricardo Arnaldo Otto Kich


Não perca tempo e não corra mais riscos! Estude pela internet com o SENAR Goiás e colabore para que as estatísticas de acidentes de trabalho sejam cada vez menores: http://ead.senargo.org.br/cursos/prevencao-de-acidentes-com-maquinas-agricolas-nr3112

Palavras-chave: Acidente de trabalho rural, segurança do trabalho, agricultura, máquinas agrícolas, risco, acidente, prevenção, NR 31, curso, online, capacitação.

Se você quer ver os dados completos dos acidentes de trabalho no Brasil, nós indicamos o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, da Previdência Social.