Sucessão familiar. O termo pode parecer que é algo pesado, burocrático, mas nada mais é do que os filhos optarem por seguir os passos dos pais e, estando prontos, assumirem a gestão da propriedade rural.

A grande parte dos jovens que passam por esse processo, acompanham seus familiares nas atividades desde novos. A operação da fazenda não é novidade! Mas cabe a eles ter um olhar empreendedor, e trazer uma gestão moderna, com preocupação efetiva quanto à produtividade, comercialização dos produtos e sustentabilidade.

Outra parte que também é muito importante que esses jovens desenvolvam é a habilidade na gestão de pessoas. Em outras palavras: muito jogo de cintura para lidar com funcionários e fornecedores acostumados com um jeito diferente, sem esquecer dos pais, que ainda têm muito a contribuir!

Cursos EAD Senar Goiás

O Senar Goiás disponibiliza diversos cursos pensados para capacitar jovens a assumirem futuramente a assumir a gestão dos negócios rurais.

Se você é jovem e está se preparando para colaborar ou até assumir a gestão da fazenda, veja a listagem dos cursos a seguir e prepare um cronograma para fazer os cursos listados abaixo. Se você é pai ou mãe, mostre esses cursos aos seus filhos. Com certeza ele ganhará muito conhecimento para seguir nesse importante caminho:

- Gestão da Empresa Rural: Curso do Programa Jovem Empresário Rural que ensina você a melhorar na prática a gestão e aborda as principais áreas: recursos humanos, mercado, finanças e operações.

- Curso Apreendendo e Empreendendo: Na Vida e Na Empresa Rural: Curso que vai preparar o jovem a ter um olhar inovador e se desenvolver como em empreendedor rural.

- Planejamento Estratégico da Empresa Rural: Aprenda a realizar um bom planejamento estratégico em sua propriedade rural, a definir estratégias e melhorar a gestão empresarial no campo.

- Direção, Liderança e Motivação na Empresa Rural: Curso dedicado a tornar o jovem a ser um verdadeiro líder no meio rural.

- Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho Rural: Curso que ensina como deve ser a gestão do trabalho rural, avaliação de riscos e gestão da segurança ocupacional.