Panorama agrícola realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostra os impactos da Covid-19 no mercado agro interno e analisa cenário internacional para exportação.

A demanda por flores, plantas ornamentais e borracha natural sofreram reduções drásticas. Para as flores, a proibição de eventos e o fechamento de floriculturas e gardens, resultou em diminuição de até 90% no faturamento semanal.

Na produção de borracha natural, os impactos se devem pela interrupção ou diminuição da capacidade de trabalho nas indústrias. A CNA propõe como medidas urgentes a prorrogação de prazo para pagamentos de parcelas a vencer, capital de giro a taxas competitivas e recursos para estocagem.

Já os produtores de frutas e hortaliças enfrentam dificuldades no despacho, decorrente da necessidade de envio de documentos originais por via área. No caso da maçã, a CNA recorreu ao Ministério da Agricultura para que interceda junta à China e Bangladesch – principais importadores – com o objetivo de flexibilizar o recebimento de documentos digitalizados durante a crise.

Outra boa notícia para quem atua nesse segmento, é o retorno das atividades das feiras livres, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde em relação a higiene para prevenção dos feirantes e de seus clientes.

Para auxiliar nesse processo, a CNA tem atuado junto ao MAPA para criar um regulamento com orientações gerais para o funcionamento das feiras livres, varejões e sacolões.

Em relação a produção e comercialização de grãos, de acordo com a Conab, a colheita de grãos continua com estimativa de 251,9 milhões nesta safra. Soja, milho, trigo, arroz e feijão deverão responder 97% do total da produção, representando um volume de 100 milhões de toneladas superior comparado com a safra passada.

O Sistema CNA tem informado os produtores quanto aos procedimentos adequados para manutenção da produção.

No setor sucroenergético, a crise do petróleo estabelecida em meio a pandemia tem afetado o faturamento do setor. Para os fornecedores de cana, os riscos aumentam diante da redução de demanda e dos preços do etanol, que podem acometê-los em decorrência do não cumprimento de contratos entre distribuidoras e usinas.

>>> Confira outros panoramas aqui

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, diz que vai anunciar em breve pacote de ajuda ao agronegócio

Em entrevista veiculada pelo Instagram, na tarde de sábado (04/04), Ministra da Agricultura diz estar tudo pronto para anunciar pacote de ajuda ao agronegócio, mas precisa aguardar as burocracias.

Entre as medidas, estão uma linha de crédito para pequenos produtores, principalmente para retenção de estoques da produção. E uma outra linha de crédito, com juros equalizados, que deve ser anunciada para cooperativas de produtores com dívidas com fornecedores de insumos.

Tereza Cristina, ainda afirma que o setor agro brasileiro sairá fortalecido da crise. Ela destaca a capacidade que o país tem de fornecer alimentos para consumo interno sem deixar de ser um parceiro confiável para os mais de 160 países importadores.

A Influência das Políticas Governamentais no Agronegócio

Você sabia que a Política Agrícola e o desenvolvimento econômico caminham juntos? Para que essa parceria funcione, é necessário que os envolvidos no processo conheçam os principais desafios do agronegócio e pensem em soluções viáveis. Para que as cadeias produtivas possam sobreviver, cada elo deve pensar em estratégias para ser competitivo e para gerar o desenvolvimento. E o Estado também tem participação ativa no alcance desses objetivos.

Faça o curso gratuito e 100% online do SENAR Goiás, e entenda a Influência as Políticas Governamentais no Agronegócio.