Um investimento bem planejado é meio caminho andado para o sucesso. Há mais de meio século, o meio empresarial adotou a máxima, compreendendo a importância do planejamento estratégico nos negócios e, desde os anos 70, ela passou a ser aplicada também no setor agropecuário. Porém, muitos produtores e profissionais da área ainda não aplicam as modernas técnicas de gestão empresarial por falta de conhecimento. Para esses, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) oferece gratuitamente um curso livre, aberto a qualquer pessoa a partir de 18 anos de idade.

“O curso faz você pensar onde quer chegar e o que quer desenvolver” – Natalia Hyppolito

O curso Planejamento Estratégico do Negócio Rural está com matrículas abertas no portal de Educação a Distância http://ead.senargo.org.br/, e quem já fez recomenda. “O planejamento estratégico hoje tem importância fundamental na empresa rural, ele é a base de qualquer projeto” – afirma a administradora e tecnóloga em agronegócio Natalia Hyppolito Ferreira. Ela, que é também instrutora do Senar Nacional e do Sebrae, em Acreúna, fez o curso para reforçar seus conhecimentos e gostou tanto que decidiu ensinar o que aprendeu a seus alunos.

Natalia e seus alunos

“O curso é muito bom. Aborda técnicas de planejamento estratégico de uma maneira bem simples. Ele dá o norte, facilita a organização das ideias. Faz você pensar onde quer chegar e o que quer desenvolver. A linguagem é tranquila e o conteúdo fácil de ser compreendido até por quem não é da área. Vou replicar nos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em que sou instrutora”.

Conteúdo rico

No curso da EaD Senar Goiás, o participante aprende cada etapa do planejamento estratégico em uma empresa rural, começando pela escolha acertada da atividade e uma avaliação prévia sobre as vantagens competitivas do produto a ser cultivado e comercializado. Em 20 horas-aula, o curso ensina também como definir táticas adequadas ao negócio, a partir da análise do potencial de produção e das tendências favoráveis do mercado.

Eduardo Sousa Lima, gestor em Agronegócio em Jataí, concluiu o curso recentemente e afirma que valeu a pena. “Tem muito conteúdo interessante, a gente sempre aprende algo que ainda não sabia. A metodologia e a sequência lógica são muito boas. Além disso, como é a distância, existe ainda a vantagem de você poder assistir as aulas a qualquer hora”.

“Você aprende a discernir as fraquezas, os pontos fortes e oportunidades do seu negócio” - Maurício Lopes.

Assim como Eduardo, Maurício Martins Lopes, de Iporá, estudante de Gestão do Agronegócio, fez o curso da EaD Senar Goiás para complementar seus conhecimentos. ”Aprendi bastante. O conteúdo é rico, foi além do que normalmente é ensinado. E achei o módulo sobre Análise dos Ambientes Internos e Externos especialmente interessante. Você aprende a discernir as fraquezas, os pontos fortes e oportunidades do seu negócio”. Os outros módulos do curso abordam O Planejamento Estratégico na Gestão Empresarial Rural, Gestão Estratégica Competitiva, Elaboração do Planejamento Estratégico e Gerenciamento do Planejamento Estratégico.

Mais informações: 0800 642 0212