Talvez a resposta do título deste post seja óbvia para você. Como diziam nossas avós, é melhor não colocar todos os ovos na mesma cesta. Uma mudança abrupta no tempo, uma praga, um problema no mercado interno, ou até mesmo a mudança dos rumos da economia mundial podem afetar o quanto um produtor rural lucra com o que cultiva.

A grande questão é: COMO diversificar? O que vale a pena começar? São muitas variáveis! Por isso, além de selecionar algumas dicas, vamos listar também algumas notícias que mostram como investir em diversas culturas pode trazer mais rentabilidade ao seu negócio rural.

* Avaliação técnica - não adianta querer cultivar uma espécie que só dá em clima frio no calorão de Goiás! Se bem que com tanta pesquisa, tem muito produtor ganhando bem plantando trigo no Estado! De qualquer forma, busque sempre a avaliação de um profissional para ver se as condições climáticas e de solo correspondem ao ideal para a sua nova aposta!

* Acompanhe notícias e estudos do agro - os sites especializados, veículos de imprensa e as entidades estão sempre em busca de novidades que podem trazer mais resultados para produtores e agronegócio como um todo. Lembre-se: não há inovação sem informação. Esteja atualizado, estude e leia muito! Depois, com uma receita boa, você vai ver que vale a pena!

* De olho nas tendências - sabe aquela máxima, de que quanto maior a demanda e menor a oferta, maior vai ser o valor recebido por quem produz? É isso aí!!!! E para isso, muita leitura!!!! Vá além das notícias do agro, e observe as pessoas fazendo compras nas feiras e mercados, converse com seus clientes e conhecidos. Vale até assistir aos programas e séries de culinária. No Netflix, tem vários legais!!!!

* Converse com produtores vizinhos e com o sindicato - mantenha o relacionamento com outros produtores, troque ideias e experiências. Imagina que outro produtor começou algo pequeno, está vendo resultado… quem sabe daí pode surgir uma parceria e até uma cooperativa?!


Reportagens para você se inspirar

Goiaba na lavoura da cana - Canal Rural
"Você nunca deve ficar preso em uma só cultura. Você nunca sabe o que vem pela frente. Você ter duas culturas, e ter uma fábrica, dá mais segurança". Renata Ralston, produtora rural e empresária.
https://www.facebook.com/IndRalston/videos/358767220816759/

Cultivo de mangaba - Rede Globo | TV Sergipe
http://g1.globo.com/se/sergipe/estacao-agricola/videos/v/produtor-investe-na-plantacao-de-mangaba-e-lucra-com-atividade/5355407/

Mudas de hortaliças e verduras - Rede Globo | TV Gazeta Alagoas
"Há nove anos, o produtor José Lourenço enxergou um mercado a ser explorado, o de hortaliças e verduras. Hoje, ele se tornou referência".
http://g1.globo.com/al/alagoas/gazeta-rural/videos/t/edicoes/v/produtor-rural-investe-na-producao-de-mudas-e-conquista-mercado/6698615/

Piscicultura como alternativa ao gado
"Antigamente, o gado era a base da renda familiar do seu Edson, mas hoje o peixe é uma alternativa muito mais rentável. Para se ter uma ideia, para criar três cabeças de gado, é necessário um hectare de terra. Neste mesmo espaço, é possível construir quinze tanques".
http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/videos/t/todos-os-videos/v/produtores-rurais-investem-na-piscicultura-no-oeste-paulista/5795010/


EAD Senar Goiás

O EAD Senar Goiás oferece mais de 25 cursos, com diversos tipos de conhecimento para você aplicar na sua rotina no campo. Você estuda pela internet, na hora que quiser, quando puder - por isso, não tem desculpa de falta de tempo para correr atrás de capacitação, viu?! - e além disso, você pode baixar a apostila, estudar mesmo sem ter internet, e ficar conectado apenas em momentos específicos, como na avaliação e pesquisa de satisfação.
Quando falamos que os cursos são grátis, são realmente sem custo algum! Não tem aquela história de estudar de graça, e depois ter que pagar para receber o certificado. E falando nele, bom, ele é lindo, com a marca que todo mundo respeita: Senar Goiás!

Seguem os cursos com inscrições abertas:

MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
Matricule-se aqui

AGREGAÇÃO DE VALORES AOS PRODUTOS RURAIS
Matricule-se aqui

ASSOCIATIVISMO, COOPERATIVISMO E SINDICALISMO NO AGRONEGÓCIO
Matricule-se aqui

ADMINISTRAÇÃO RURAL E BUSCA POR RESULTADOS
Matricule-se aqui

AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL
Matricule-se aqui

Você pode falar conosco!
Envie sua opinião e sugestão de temas para este blog para o e-mail: ead@senargo.org.br.