As atividades agrícolas são classificadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) entre as três mais perigosas e, dentre elas, as operações mecanizadas são as que oferecem maior risco para o trabalhador. Mas existem legislação e práticas que aumentam a segurança, ajudando a prevenir acidentes com máquinas e implementos. Conhecimentos ensinados em um novo curso gratuito do portal de ensino a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás).

As matrículas para o curso Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas – NR.31.12 estão abertas no endereço eletrônico http://ead.senargo.org.br/cursos). O curso é livre e para se inscrever só é preciso ter mais de 15 anos de idade. O conteúdo segue as determinações da legislação sobre o tema segurança e saúde no trabalho rural, a Norma Regulamentadora 31 (NR-31) , editada em 2005. Seu item 12 trata especificamente sobre o uso correto de máquinas e implementos agrícolas e é tão detalhado que vale a pena procurar conhecer bem a lei para não infringí-la.

Facilitando a aprendizagem, o programa está dividido em seis módulos: Princípios gerais de segurança com máquinas e implementos agrícolas, Estudo da Norma NR-31.12, Conhecendo simbologia em máquinas e implementos agrícolas, Estudo da sinalização de segurança de máquinas e implementos agrícolas, Segurança na operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas e Noções de primeiros socorros e a importância do uso dos EPIS (Equipamentos de Proteção Individual).

Em 20 horas-aula, o participante vai conhecer em detalhes as instruções da NR-31 e as maneiras corretas de operação e manutenção das máquinas agrícolas, para que o trabalhador não adoeça ou venha a se acidentar. O novo curso está incluído no programa Gestão de Riscos do EaD Senar Goiás, que também oferece os cursos Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas – NR-31.8 e Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br/ , 0800-642-0212