Não importa a área de atuação: todo empresário tem que saber bem do seu produto, da operação, da tecnologia aplicada… mas nada disso adianta se ele não souber colocar seu produto no mercado.

Por isso, esse post traz dicas valiosas do que um produtor rural deve observar para vender melhor e ganhar mais!

> Consumidor:
Você vende direto para o consumidor final ou seu cliente é um intermediário na cadeia? Quando ele precisa do seu produto? Você pode agregar valor ou facilitar a compra, a entrega ou o consumo de alguma forma? Lembre-se: quem precisa com urgência, paga mais! E quem recebe benefícios, também valoriza mais.

> Concorrentes:
Olhe em volta, veja quem também vende o mesmo que você. Vale tentar descobrir se ele tem vendido bem, se está fazendo algo de diferente. Ah, no agro, é muito comum você se associar com esse "vizinho-concorrente", para comprar e vender com preços melhores. Se você se interessa em aprender mais, conheça o curso do Senar Goiás Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo no Agronegócio.

> Local de venda:
Se seu produto é fresco, em geral, seu ponto de venda costuma ser perto de onde é produzido. Mas o agro tem produtos que atravessam oceanos (de grãos a produtos frescos, com boas condições de logística)! A praça, como o pessoal do marketing chama, é muito importante em qualquer negócio! Repense a sua estratégia, encontre novos locais, novos clientes e lucre mais!

> Preço:
Você acompanha os preços do seu produto nas bolsas e institutos de estudo? Mesmo sendo o preço praticado em outros locais, vale como balizador. E como falamos antes: quanto maiores os benefícios que você entrega, mais poderá cobrar!


Cursos EAD Senar Goiás

Você viu como com um pouco de observação e estratégia dá pra ganhar mais? Conheça os fundamentos do marketing no curso Gestão da Empresa Rural. Além de conceitos e ideias práticas de como identificar melhores oportunidades de venda, você vai aprender também a gerenciar a propriedade, a equipe e a operação.

Matricule-se hoje mesmo e estude onde você quiser, de graça:
http://ead.senargo.org.br/cursos/gestao-da-empresa-rural