Os trabalhadores da agropecuária estão expostos a diversos agentes físicos, químicos e biológicos que podem causar acidentes no trabalho rural e riscos a sua saúde. Mas a boa notícia é que o agro é um dos setores que mais se preocupa e busca evitar acidentes com seus profissionais. Para isto, conhecimento e gestão são imprescindíveis.

Fatores de Riscos de Acidentes no Trabalho Rural

Aqui estão algumas orientações para reduzir os riscos de acidentes de trabalho e preservar o meio ambiente. Confira algumas dicas úteis:

Gerenciamento de resíduos

- Os resíduos, sejam sólidos, semissólidos ou líquidos, devem ser adequadamente tratados.
- Procure identificar oportunidades de reaproveitamento. Um exemplo é o bagaço da cana-de-açúcar, que pode ser utilizado como fonte de energia.
- Realize a tríplice lavagem de embalagens de defensivos, uma medida simples e eficaz.

Utilização de ferramentas manuais

- Trabalhe com ferramentas seguras, eficientes e apropriadas para as suas finalidades.
- Mantenha as ferramentas de corte em perfeito estado, guardando-as e transportando-as em bainha e mantendo-as afiadas.
- Certifique-se de que os cabos das ferramentas oferecem boa aderência, se adaptam bem à mão do trabalhador e estejam fixados de forma segura às lâminas.

Ergonomia

- Atenção redobrada para que todas as máquinas, equipamentos, implementos, mobiliários e ferramentas proporcionem boas condições de postura, visualização, movimentação e operação aos trabalhadores.

Transporte

- No transporte de pessoas, obtenha a autorização adequada das autoridades competentes para transportar todos os passageiros sentados, com um motorista habilitado e devidamente identificado, além de oferecer compartimentos separados e resistentes para o armazenamento de ferramentas e materiais.
- No transporte de cargas, certifique-se de que os motoristas possuam habilitação compatível com o tipo de carga transportada. Em casos de transporte de cargas perigosas, além da habilitação adequada, é necessário realizar um curso de transporte de produtos perigosos.

Locais de trabalho e descanso

- Preste atenção aos locais de trabalho e áreas de descanso. Certifique-se de que as instalações de moradia, refeitório e banheiro atendam aos padrões de qualidade adequados.
- A preocupação com esses locais é essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. Ao oferecer condições adequadas, estaremos promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Cursos EaD do Senar Goiás

Além de seguir as orientações acima, você pode aprender em algumas horas a prevenir riscos e ganhar muito em qualidade e segurança durante a operação rural. O Programa Gestão de Riscos possui cursos super completos, voltados tanto para patrões quanto para empregados rurais. Todos são gratuitos, online e com conteúdo voltado à aplicação prática. Conheça:

✅ Curso Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas - NR. 31.12
Conheça práticas adequadas e seguras de trabalhar com o maquinário, os símbolos universais, adesivos de segurança, noções de primeiros socorros e a importância da utilização de EPIs; tudo de acordo com a NR-31, legislação trabalhista em vigor. Matricule-se aqui!

✅ Curso Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas - NR 31.7
Aprenda a manipular adequadamente produtos com agrotóxicos e a prevenir acidentes com nível de intoxicação de acordo com a Norma Regulamentadora 31, a NR-31 do Ministério do Trabalho. Matricule-se aqui!

✅ Curso Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho Rural
Compreenda a importância do cumprimento da NR-31, ampliando conhecimentos sobre os princípios da higiene no trabalho rural, relações humanas, avaliação de riscos e gestão da segurança ocupacional. Matricule-se aqui!

✅ Curso Prevenção de Acidentes e Melhoria da Qualidade de Vida
Aprendizado prático e completo sobre a NR-31 (Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho), prevendo quais as principais medidas a serem tomadas no exercício do trabalho no campo. Matricule-se aqui!


banner convite para conhecer os outros cursos do portal EaD


>> Leia também:

Sistema ILPF: entenda cada um dos seus componentes

A história dos bioinsumos no Brasil