Um dos maiores desafios de quem possui ou administra um negócio é fechar a conta no azul. No mundo rural não é diferente! E quanto maior o peso dos custos, fica mais difícil para o produtor fechar a conta.

Os custos operacionais são uma das três maiores preocupações de 20% dos agricultores e 31% dos pecuaristas, de acordo com pesquisa da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio).

Neste ano, o produtor foi mais uma vez impactado com alta no preço de insumos agrícolas e outros importantes na operação, como do diesel e da logística. Nos últimos dias o dólar ultrapassou a barreira dos R$4.

Vamos a alguns exemplos:
Produtores de café arábica viram o custo com FERTILIZANTES aumentar em quase 20% nos últimos 5 anos (CNA);
Custo de TRANSPORTE de grãos pode subir até 50% com tabela de frete (Abiove);
Quem produz milho 2ª safra em Goiás viu o custo de produção aumentar também! Veja o preço por hectare de cada insumo (Conab):



Para gastar menos (ou melhor!), sugerimos que você, em primeiro lugar, tenha tudo na ponta do lápis! Em seguida, busque conhecimento!

Cursos EAD Senar Goiás

Como você viu acima, são diversas as soluções que fazem você otimizar os gastos na produção, dependem de constante atualização e observação das oportunidades.

No post de hoje vamos indicar cursos que podem colaborar de diversas formas. A cada um, explicamos porque ele pode ser interessante na sua jornada! Leia abaixo e escolha o seu!

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA, MATERIAIS E ESTOQUE
Já ouviu aquela máxima de que estoque é dinheiro parado? Claro que é uma generalização e em muitos casos, estocar é otimizar o gasto com determinado produto (como insumos durante a safra!). Aprenda a organizar as contas, as oportunidades e melhorar ainda mais o número final da conta do seu negócio!

Matricule-se aqui

PROGRAMA AGRICULTURA DE PRECISÃO
Todos os cursos do Programa valem a pena! Isso porque a ideia da tecnologia é justamente você aplicar o produto onde precisa, de forma dosada, e acompanhar o rendimento de cada talhão. Importante! Sugerimos que você faça os dois primeiros cursos, o de Introdução e sobre GPS. Em seguida, você poderá aproveitar melhor o conteúdo dos demais cursos. Aliás, hoje termina o prazo para matrícula da próxima turma do curso Introdução à Agricultura de Precisão!

Matricule-se aqui


GESTÃO DA EMPRESA RURAL
Aproveite! Restam poucas vagas para a próxima turma do curso que prepara os jovens para a administração dos negócios rurais, com uma visão ampla de mercado, opração, contabilidade e RH.

Matricule-se aqui


PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS - NR.31.12
Sem dúvidas, as perdas financeiras e operacionais com acidentes e demandas judiciais decorrentes de acidentes de trabalho impactam bastante as contas da fazenda. Para evitar estes gastos e ainda garantir saúde, segurança e bem-estar na propriedade rural, a melhor opção é se capacitar, ficar por dentro da NR-31 e evitar riscos. Ah, o Programa Gestão de Riscos possui outros 3 cursos que também podem interessar a você!

Matricule-se aqui