O uso de técnicas e tecnologias na produção de grãos, bem como as inovações digitais no agro são fundamentais para melhorar a produtividade e qualidade dos grãos cultivados no estado.

O cultivo de grãos como milho, soja e girassol é um dos principais pilares da economia de Goiás e a busca por tecnologias e técnicas avançadas para melhorar a produção, a qualidade e a rentabilidade desses cultivos tem sido cada vez mais constante.

Os produtores rurais goianos têm adotado inovações como o Plantio Direto, a Agricultura de Precisão e Bioinsumos, e essas técnicas possibilitaram um aumento de mais de 29% na produção de milho, mesmo com a diminuição da área plantada.

Produtividade e tecnologias na produção de grãos

A produtividade na produção de grãos é um tema crucial para o agronegócio brasileiro, que responde por uma parcela significativa da economia do país. Nesse sentido, as tecnologias têm se mostrado fundamentais para o aumento da produtividade por hectare e a melhoria da qualidade dos grãos.

Goiás é líder nacional em produção de girassol, respondendo por 61,1% da produção brasileira do grão. Para a Safra 2022/2023, a estimativa é de uma produção de 36,0 mil toneladas de girassol no estado, representando um aumento de 65,1% em relação ao volume produzido na Safra anterior.

Na produção de milho, o estado de Goiás ocupa a 3ª posição no ranking nacional, com uma estimativa de 12,5 milhões de toneladas, correspondendo a cerca de 10% da produção brasileira, de acordo com dados da SEAPA/GO.

O estado de Goiás ocupa a 3ª posição no ranking nacional na produção de soja, respondendo por 11,4% da produção brasileira do grão. Essas posições de destaque são resultados das tecnologias na produção de grãos, e as técnicas de manejo utilizadas pelos produtores da região.

84% dos produtores rurais brasileiros utilizam tecnologias em seu processo produtivo.

Tecnologia 1 - Plantio Direto

O plantio direto é uma das tecnologias mais utilizadas na agricultura de Goiás. Essa técnica consiste em semear as sementes diretamente sobre o solo, sem a necessidade de aração ou gradagem prévia. Essa prática tem se mostrado muito eficiente para a produção de milho, soja e girassol.

Os benefícios do plantio direto são inúmeros. Além de ser mais sustentável, já que evita a perda de solo e reduz a necessidade de água para irrigação, essa técnica também aumenta a produtividade. De acordo com estudo, a eficiência no uso de água na cultura de grãos pode ser 11% maior em sistema de plantio direto.

Além disso, o sistema também traz benefícios financeiros para o produtor, já que reduz os custos com maquinário e mão de obra. Com essa técnica, é possível produzir mais com menos recursos, aumentando a eficiência do processo produtivo.

Tecnologia 2 - Agricultura de Precisão

A agricultura de precisão é uma tecnologia que está mudando a forma como a agricultura é realizada em todo o mundo. Em Goiás, essa técnica tem sido aplicada com sucesso na produção de soja, milho e algodão. A técnica consiste em coletar e analisar dados sobre as condições do solo, clima e plantas por meio de ferramentas como GPS, sensores e drones.

Com essas informações, é possível realizar a aplicação precisa de insumos, como fertilizantes e defensivos, somente onde são necessários, aumentando a eficiência da produção e reduzindo custos. Estima-se, com a agricultura de precisão, que produtores rurais alcancem até 29% de aumento na produtividade.

Além disso, também contribui para a redução do impacto ambiental, ao evitar o uso excessivo de insumos. Dessa forma, os produtores podem obter melhores resultados de maneira sustentável.

Em resumo, a agricultura de precisão reúne um sistema de tecnologias na produção de grãos que pode trazer grandes benefícios para os produtores rurais em Goiás, aumentando a eficiência da produção, reduzindo custos e diminuindo o impacto ambiental.

Tecnologia 3 - Uso de insumos biológicos (bioinsumos)

Os bioinsumos são uma tecnologia de origem biológica que tem se mostrado eficiente na agricultura goiana. Essa tecnologia consiste no uso de organismos vivos, como fungos, insetos e bactérias, para controlar pragas e doenças, melhorar a qualidade do solo e aumentar a produtividade das culturas.

Os benefícios dos bioinsumos são diversos, como a redução do uso de agroquímicos e a manutenção do solo. Em Goiás, os produtores de grãos têm utilizado bioinsumos como o Bacillus thuringiensis, que combate a lagarta-do-cartucho e a Helicoverpa armigera, pragas que atacam as culturas de milho e soja, respectivamente.

Os bioinsumos também podem ser usados para melhorar a qualidade do solo, aumentando a fertilidade e melhorando a absorção de nutrientes pelas plantas. Um exemplo é o uso de microrganismos que fixam nitrogênio no solo, reduzindo o custo com fertilizantes químicos exportados.

Com isso, os bioinsumos têm se mostrado uma tecnologia promissora na agricultura de Goiás, contribuindo para uma produção mais sustentável e aumentando a produtividade das culturas.

Como adotar as tecnologias na produção de grãos

A tecnologia tem sido fundamental para aumentar a produtividade por hectare e a melhoria da qualidade dos grãos. Para estar por dentro das tecnologias e técnicas de manejo que podem ser utilizadas na produção de grãos, é importante que os produtores rurais se capacitem, buscando informações e conhecimentos sobre as novas tendências do mercado.

Além disso, é importante lembrar que a adoção de tecnologias na produção de grãos não deve ser vista como uma solução isolada para aumentar a produtividade. É preciso que o produtor rural esteja atento a outros aspectos importantes, como a conservação do solo, o manejo adequado da água e as boas práticas para garantir alta produtividade e mais sustentabilidade na lavoura.

O Senar Goiás conta com programas de cursos online sobre Produção Vegetal, Agricultura de Baixo Carbono (Plantio Direto), Agricultura de Precisão, e Bioinsumos. Com um curso a distância você tem mais autonomia para estudar onde quiser, quando quiser. E vai aprender quais são as tecnologias ideais para a sua produção.

Quero conhecer os programas - Tecnologias na Produção de Grãos