É muito comum ouvir o produtor rural se queixar de nunca ter dinheiro no bolso, mesmo que já tenha construído um sólido patrimônio. A situação muitas vezes é reflexo da economia do país - é claro -, mas também pode refletir um certo descontrole administrativo. Esse era o caso de Thiago Gomes Vieira, 28 anos, proprietário de um rancho de cavalos em Acreúna, sul de Goiás. “Antes eu tinha que tirar dinheiro do meu bolso pra manter o rancho, agora estou começando a lucrar com o negócio”.
O que transformou a vida financeira de Thiago foram as habilidades administrativas adquiridas no programa Jovem Empresário Rural, oferecido no portal de educação a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), http://ead.senargo.org.br/cursos. Thiago fez os dois cursos incluídos no programa: Gestão do Negócio Rural e Aprendendo e Empreendendo na Vida e no Negócio Rural. Foi então que percebeu porque seu negócio não crescia e, ao contrário, parecia andar para trás.
“Eu não tinha controle financeiro do que entrava, do que saía, quanto gastava. Não anotava nada, não tinha planejamento, nem visão empreendedora. Aprendi muito nesses cursos, sobretudo uma forma mais eficiente de administrar o negócio rural. Hoje tenho a maior organização e isso faz muita diferença. Se antes perdia dinheiro, agora já ganho. Já indiquei os cursos do Senar Goiás pra várias pessoas”.
O conhecimento bate na porta
Os dois cursos do programa Jovem Empresário Rural são inteiramente a distância e gratuitos. Foram criados exatamente para oferecer aos jovens do campo a oportunidade de desenvolverem competências empresariais, políticas e sociais. Ambos têm duração de 20 horas e estão abertos a todas as pessoas do meio rural com idade a partir de 15 anos. No curso Gestão do Negócio Rural, além de modernas práticas de gestão financeira, o participante aprende como lidar melhor com empregados e clientes, como elaborar um planejamento estratégico na gestão familiar, como ser mais produtivo, e ainda, a analisar o comportamento do consumidor para ter mais resultado nas vendas e reconhecer as principais decisões de investimento e financiamento do negócio rural.
Já o curso Aprendendo e Empreendendo na Vida e no Negócio Rural procura desenvolver nos participantes uma mentalidade empreendedora para que possam encarar com segurança os desafios do agronegócio. Além disso, o curso direciona o aprendizado para fatores indispensáveis ao sucesso e eficácia do negócio rural, como inovação, proatividade, tomadas de risco, liderança e feedback.
Thiago avalia que os cursos do EaD Senar Goiás somam duas vantagens: o conteúdo sempre atual e voltado para a realidade de produtor goiano e a praticidade de se ter acesso a ele sem precisar sair de casa. “O conhecimento bate na porta da gente”.
Mais informações:
http://ead.senargo.org.br/
0800-642-0212