Não deve ser novidade para você a ideia de "agregar valor" ao seu produto e ganhar mais. Com frequência, as revistas e programas de TV trazem histórias inspiradoras de produtores rurais que conseguem pensar novas formas de vender a sua produção agrícola e assim, encontram outros mercados e consumidores que valorizam os produtos e pagam mais por isso.

Para conseguir realizar a mesma coisa no seu negócio é necessário entender um pouco mais sobre três coisas: primeiro, conhecer o mercado e os avanços - perceber a importância de buscar diferenciação e como as novidades têm sido recebidas no mercado brasileiro. Depois, entender mais a vontade dos consumidores. A palavra de ordem é a experiência, e isso significa que o valor adicionado aos produtos é o que as pessoas vão guardar na memória. Pode ser a conveniência de receber algo em casa, a qualidade, a exclusividade, o atendimento, a história de algo diferente que ele vivenciou e vai poder contar para os outros. Depois de olhar em volta, é hora de você voltar para sua propriedade e pensar: com o que eu já produzo aqui, há meios de fazer algo diferente? Posso de alguma forma agregar valor, fazer um produto diferente, ou mudar a minha forma de entregar e conquistar mais mercado? Ou será que posso usar um pedaço da minha terra e produzir algo novo, que eu vejo que o mercado da minha região quer?

Colocando em prática

A imagem que ilustra essa postagem mostra a venda de produtos orgânicos. É um exemplo simples e que tem dado resultado para muitos produtores que encontraram um nicho de clientes que preferem consumir frutas e verduras produzidos sem aplicação de defensivos. Mas existem outras formas, como entregar o que você produz para o cliente final, ou abrir a sua propriedade para receber visitas e fazer com que pessoas da cidade vivam a experiência (lembra que falamos que dela?) em um dia no campo. Outra possibilidade é processar seus produtos, quem sabe se juntando a outros produtores e formando cooperativas. As ideias são muitas e as chances de você conseguir rentabilizar o seu negócio também!

Por isso, a melhor coisa a se fazer antes de colocar as ideias em prática, é investir algumas horas e aprender mais com o EAD Senar Goiás. Nossa tutora, Pollyana Silveira, destaca que para ter um negócio é preciso dedicação e conhecimento. O programa Minha Empresa Rural oferece cursos que abordam exatamente o que você precisa saber para gerir uma empresa de sucesso! Você estuda pela internet de acordo com o seu tempo disponível.

Siga a dica e inscreva-se já no curso "Agregação de Valor aos Produtos Rurais": http://ead.senargo.org.br/cursos/agregacao-de-valores-aos-produtos-rurais. O curso traz todo esse conhecimento que indicamos acima, como também uma biblioteca com muitos cases bacanas, artigos e tutoriais!

Ao final, você pode complementar seu conhecimento com os outros 11 cursos do Programa Minha Empresa Rural. Se você pensar em se unir a outros produtores para viabilizar as formas de produzir subprodutos, sugerimos que você conheça também o curso que trata de cooperativismo, que é o "Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo no Agronegócio".

Palavras-chave: agregação de valor, mercado agrícola, subprodutos, novos mercados, novos consumidores, experiência, curso, gratuito, Goiás, EAD, online, ensino a distância.