Se você já produz ou está pensando em começar uma produção de queijos artesanais, saiba que o Selo Arte é um certificado imprescindível para impulsionar o seu negócio. Mas, antes, vamos descobrir o que um queijo precisa para ser considerado artesanal.

O queijo artesanal é elaborado por meio de técnicas tradicionais de fabricação, seguindo o protocolo de elaboração específico estabelecido para cada tipo e variedade, sempre levando em conta a preservação da cultura regional.

Ou seja, o papel do queijo artesanal vai muito além de alimentar a população, ele representa a cultura e as tradições de cada região. Aqueles queijos produzidos em indústrias de laticínios, mesmo que tenham obtido autorização para inserir os termos “artesanal” ou "tradicional'' em seus rótulos, não são considerados artesanais.

Selo Arte: saiba o que é e conheça suas vantagens

O Selo Arte foi criado pela Lei nº 13.680/2018 de 14 de junho de 2018, que determina que os produtos sejam submetidos à inspeção dos órgãos sanitários dos estados e do Distrito Federal. A certificação assegura que um produto de origem animal foi elaborado de forma artesanal, seguindo boas práticas agropecuárias e de fabricação.

tabela indica as vantagens do Selo Arte
Selo Arte


Selo Arte no Estado de Goiás

Em 2019, a produção artesanal de queijos passou a ser padronizada no estado de Goiás por meio da Instrução Normativa 06/2019 da Agrodefesa, que regulamenta a implantação do Selo Arte.

Goiás foi o primeiro estado do Centro-Oeste a conceder o selo arte a produtores de queijo artesanal. Os primeiros produtores a receberem o selo foram: a Fazenda Santa Fé da Lagoinha, de Santo Antônio do Descoberto; a Fazenda Coqueiral, de Corumbá; e a Queijaria Lima, de Alexânia. A entrega aconteceu em 2020, durante a segunda edição do projeto Agro pelo Brasil.

Boas práticas agropecuárias e de fabricação

Como citado logo acima, as boas práticas agropecuárias e de fabricação são requisitos para a obtenção do Selo Arte. Pensando nisso, o SENAR Goiás criou dois cursos para que mais produtores goianos possam se adequar à legislação vigente, obter a certificação e, consequentemente, expandir seus mercados, gerando mais renda. Conheça os cursos gratuitos e online:

Boas Práticas Agropecuárias para Queijarias Artesanais: aprenda sobre a higiene da ordenha; qualidade do leite produzido; saúde, bem-estar e nutrição animal; e meio ambiente.

Boas Práticas de Fabricação para Queijarias Artesanais: saiba mais sobre a qualidade da água, processamento, armazenagem, embalagem, transporte e monitoramento de produtos.


Banner convite para os cursos do Portal EAD